Unidade 2 - CLÍNICA

Na unidade clínica oferecemos atendimento terapêutico por sessão de 50 minutos com a estrutura e organização do Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Clildren) aliado a ABA (Applied Behavior Analysis). Oferecemos ambientes como espaço de arte, cozinha para culinária e quadra para esporte/brincadeira com o intuito de favorecer situações naturais.

Oferecemos as seguintes especialidades:

Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, das 8:00 – 18:00h conforme disponibilidade.

FONOAUDIOLOGIA

A nossa terapia fonoaudiológica tem como base a linha comportamental. O programa de intervenção é individualizado e visa o desenvolvimento das habilidades comunicativas, linguísticas e sociais, de acordo com avaliação realizada. Quando há a necessidade do uso de um sistema de comunicação alternativo, como por exemplo o PECS (Picture Exchange Communication System), a sua implementação é realizada.

PSICOTERAPIA/PSICOPEDAGOGIA

A Psicoterapia através de um programa individualizado com base no Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication-handicapped Children) e da ABA (Applied Behavior Analysis), visa minimizar problemas de comportamento e instalar novas habilidades. Na Psicopedagogia o enfoque é educacional.

TERAPIA OCUPACIONAL

Na Terapia Ocupacional podemos trabalhar:

  • ➣Atividades de Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Prática: Estimular à aquisição de maiores níveis de independência nas atividades rotineiras, autocuidado e lazer;
  • ➣Estimulação Sensorial: Desenvolver e ampliar os sentidos do corpo de acordo com a demanda do paciente (tato, visão, paladar, audição e olfato);

MUSICOTERAPIA

Consiste na utilização de intervenções musicais, com a finalidade de atender as necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais do paciente. O objetivo está em transpor para as atividades diárias todos os aprendizados motores, perceptuais expressivos que a atividade musical traz.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Atendimento individualizado e desenvolvido especificamente para a necessidade do indivíduo, possibilitando planejamentos e intervenções intensivas do condicionamento físico, aptidões motoras e sociais.

Outras Atividades

Atividades de arte
Almoço, lanche e culinária
Atividades físicas na quadra
Escovação dos dentes , lavar as mãos, tirar /colocar a roupa e tomar banho.

Fisioterapia

Atua nas habilidades motoras como rolar, sentar, ajoelhar, adotar posições mais altas e aquisição da marcha (andar), bem como a se locomover de maneira geral, respeitando as fases de desenvolvimento neuropsicomotor e tempo de cada criança. A fisioterapia avalia, estabelece um diagnóstico funcional e traça a conduta necessária para cada paciente.

Nosso principal objeto é estimular e corrigir funções motoras e sensitivas de forma individualizada, respeitando as necessidades, dificuldades e particularidades de cada paciente e aluno, aprimorando e refinando atividades cognitivas e motoras já estabelecidas pelo mesmo.

É sabido que um corpo saudável é constituído força muscular, capacidade funcional de locomoção e realização de atividades de vida diária (AVDs) equilíbrio estático e dinâmico, flexibilidade e consciência corporal.

O diagnóstico e intervenção precoce, facilita, otimiza e transforma a sua evolução e prognóstico.