ABORDAGEM

Nas nossas 3 unidades trabalhamos com o Programa TEACCH aliado a ABA.

O Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) teve sua origem em 1966, no Departamento de Pesquisa da Faculdade de Medicina, na Universidade da Carolina do Norte (EUA). Desde então, esse programa tem servido como modelo internacional para a estruturação de locais de atendimentos a indivíduos com autismo, sendo referência em diversos países.

O TEACCH tem como objetivo principal auxiliar as pessoas com autismo a atingir a fase adulta com o máximo de independência e funcionalidade.

Baseado no fato das pessoas com autismo serem frequentemente aprendizes visuais, o TEACCH traz uma clareza visual ao processo de aprendizado. É realizada uma adaptação do ambiente para facilitar a compreensão do aluno em relação ao seu local de trabalho e ao que se espera dele, gerando uma previsibilidade do meio, de modo a diminuir comportamentos inadequados e facilitando o aprendizado. Conforme o aluno aprende é possível diminuir ou até mesmo retirar os apoios visuais. É importante salientar que o visual é sempre associado ao verbal.

No TEACCH utilizamos os interesses e as habilidades do aluno para conseguirmos progressos nas áreas que o aluno apresenta mais dificuldades, para o aprendizado de novos conceitos e desenvolver áreas vocacionais

O fundamental é não interpretar o TEACCH como uma receita, cada indivíduo deve ser olhado como único e o trabalho psicopedagógico também, fazendo com que a individualização seja um ponto chave desse programa.

ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem da psicologia que é utilizada para conhecer e desenvolver formas para resolver problemas socialmente relevantes. É uma ciência que procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre comportamento, ambiente e aprendizagem.

  • ➣Ampliar habilidades, ou seja, instalar novos comportamentos principalmente nas áreas da comunicação, acadêmica, independência, brincadeiras e socialização;
  • ➣Minimizar repertórios disfuncionais;
  • ➣Inclusão social e generalização, programar para que o aluno generalize o que aprendeu, isto é, que leve o aprendizado para todos os ambientes em que está inserido.