Unidade 1 - Escola

A Lumi é uma escola regularizada que atende exclusivamente pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro do Autismo. Oferece atendimento da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Programa utilizado é o TEACCH - Treatment and Education of Autistc and Related Communication aliado a ABA - Applied Behavior Analysis.

As turmas são multisseriadas divididas pelo nível de desenvolvimento e faixa etária e são 4 profissionais (a professora e mais 3 auxiliares) para apenas 6 alunos em sala de aula.

Além das atividades escolares oferecemos dentro da grade curricular:

O atendimento escolar é de 2º a 6º feira, das 8:00 – 12:00h, das 13:00 – 17:00h ou 8:00 – 17:00h.

Todas os ambientes são monitorados por câmeras e todas as salas de aula possuem ar condicionado.

TERAPIA OCUPACIONAL

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL E PSICOMOTRICIDADE

Essa atividade contribui de maneira expressiva para a formação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, visando assim contribuir no processo ensino-aprendizagem.

O processamento sensorial dos alunos é estimulado em uma intervenção terapêutica que é realizada em um ambiente organizado sensorialmente visando trabalhar o sistema vestibular, proprioceptivo, tátil, cinestésico, visual, auditivo, olfativo e gustativo.

AVD (ATIVIDADE DE VIDA DIÁRIA)

As AVDs são trabalhadas com o objetivo de tornar o aluno o mais independente possível, para isso, realizamos o treino do despir-se, uso do vaso sanitário, banho e do vestir-se, além de trabalharmos diariamente a higiene básica de lavar as mãos e escovar os dentes, incluindo também, se necessário a retirada de fralda.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

São estimuladas atividades que visam o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras, aumentando a qualidade de vida nos aspectos físicos, sociais, cognitivos e psicológicos.

MUSICOTERAPIA

A música e/ou os elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) são utilizados em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais ou recuperar funções do aluno, como consequência uma melhor qualidade de vida.

ORIENTAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

O fonoaudiólogo na escola tem como objetivos principais:

  • ➣Transmitir seus conhecimentos relacionados à área do desenvolvimento da linguagem e da comunicação;
  • ➣Orientar e propor intervenções que favoreçam a comunicação e aprendizagem dos alunos;
  • ➣Implementar sistemas de comunicação alternativos, como por exemplo o PECS (Picture Exchange Communication System);
  • ➣Orientar as famílias.

Fisioterapia

Atua nas habilidades motoras como rolar, sentar, ajoelhar, adotar posições mais altas e aquisição da marcha (andar), bem como a se locomover de maneira geral, respeitando as fases de desenvolvimento neuropsicomotor e tempo de cada criança. A fisioterapia avalia, estabelece um diagnóstico funcional e traça a conduta necessária para cada paciente.

Nosso principal objeto é estimular e corrigir funções motoras e sensitivas de forma individualizada, respeitando as necessidades, dificuldades e particularidades de cada paciente e aluno, aprimorando e refinando atividades cognitivas e motoras já estabelecidas pelo mesmo.

É sabido que um corpo saudável é constituído força muscular, capacidade funcional de locomoção e realização de atividades de vida diária (AVDs) equilíbrio estático e dinâmico, flexibilidade e consciência corporal.

O diagnóstico e intervenção precoce, facilita, otimiza e transforma a sua evolução e prognóstico.